Cores da natureza!

Atualizado: 8 de Nov de 2018


Você costuma jogar as cascas da cebola fora? Que tal reaproveitar e tingir aquela peça de roupa que você adora mais já cansou da cor?

Sim, muitos ingredientes da nossa cozinha pode nos revelar cores incríveis e ainda proteger nosso planeta de tanta poluição química.

A prática de tingimento de tecidos e acabamento é um dos mais poluentes do mundo contribuindo com 17 a 20% da poluição industrial de hoje, lançando cerca de 72 produtos químicos tóxicos no abastecimento de água, 30 dos quais são permanentes. Em particular, o consumo de água e poluição da água são problemas cuja solução é urgentemente necessária ainda mais nessa época de falta de chuvas em que o Brasil vive.



OBSERVAR ELEMENTOS, SEJAM ELES FOLHAS, CASCAS E SEMENTES, CEDENDO PARTE DE SI – COMO SUA COR A UM TECIDO QUE TAMBÉM VEIO DA TERRA E É VIDA – É DE UMA GENEROSIDADE EMOCIONANTE E NOS SERVE COMO INSPIRAÇÃO.

Amuleto de Pano


O despertar pela busca de um caminho mais sustentável para a moda tem me levado a pesquisar e buscar novas alternativas para um novo modo de consumo e já é provado cientificamente a influência das cores sobre nós , imagine essas cores vindo da força da natureza.


O tingimento natural é um processo lindo, uma verdadeira alquimia. Você não sabe com certeza que cor esperar, você tem uma ideia mas tudo vai depender de como aqueles elementos vão estar e se entregar naquele momento.




Eu fiz o curso de tingimento natural com a querida Marina do Aiginska, e fiquei encantada com as cores conseguidas com alimentos que eu nunca imaginaria ...

O arroz negro foi que mais me encantou, nunca imaginei que o arroz pudesse dar uma cor tão linda.



Vou deixar aqui pra vocês darem uma conferida algumas marcas que trabalham com esse tipo de tingimento, fazendo peças lindas e sustentáveis.

Amuleto de Pano - Mattricaria - Flavia Aranha


Gostou do post ? Compartilhe