Visagismo: O que o seu cabelo diz sobre você


Pode não parecer, mas segundo os especialistas no visagismo, o seu cabelo passa uma informação sobre você. E para que ele esteja de acordo com o seu estilo e com o que você deseja passar, entenda como é essa técnica e como usá-la a seu favor.

Criada da década de 30 pelo francês Fernand Aubry, a técnica do visagismo ajuda a promover uma imagem harmônica baseada em características e qualidades do indivíduo. “A sua aparência define uma identidade”, explica Philip Hallawell, autor do livro “Visagismo Harmonia e Estética” (Editora SENAC).

Muitos profissionais já adotaram o método nos salões de beleza com o objetivo de identificar o estilo da cliente e, assim, orientar o trabalho.


Veja alguns exemplos dos tipos de cabelo e o que eles transmitem:



Cabelos com linhas curvas:: transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo. . Ideal para mulheres que querem conquistar e chamar a atenção.  Os cabelos estilo “Gisele Bündchen”


Cabelo liso: Demonstra controle, porém com seriedade. Ideal para pessoas com profissões mais rígidas, como advocacia ou cargos na área financeira.

Testa a mostra: O visual impõe respeito. É bom para pessoas que precisam liderar – principalmente mulheres que trabalham diretamente com homens.


Cabelo curto: Pessoas com personalidade forte e destemidas. Geralmente passam uma imagem de força.




Cabelo longo: Transmite a ideia de liberdade descompromissada, seja ela emocional, financeira, religiosa, entre outros.

Fio reto: A simetria dos fios indica que a pessoa é controlada, leva qualquer situação da melhor forma.


Cabelo desconectado: Com pontas para fora transmite alegria e dinamismo. É uma boa opção para quem trabalha com público.

Franja lateral: Direciona e suaviza a imagem de forma moderna. Quando se mostra parte da testa uma imagem de respeito é transmitida, porém de forma leve.








Franjinha para frente: Suaviza a imagem, mas remete a conceitos mais adolescentes. É uma boa opção para quem trabalha com crianças.