VOCÊ É O QUE VOCÊ VESTE

Atualizado: 8 de Nov de 2018


A frase parte da Psicóloga americana Karen Dawn, que se auto intitula "Psicóloga da moda". A psicologia da moda examina o que as pessoas expressam através da roupa, uma terapia para entender como seus clientes se sentem sobre si mesmos, como vêem o mundo e como acreditam que o mundo os vê.




"Toda mudança deve ser gradual, caso contrário, você só vai colocar roupas em cima de emoção."

"Nada é novo debaixo do sol. - Eclesiastes 1:9 nvi.," sim a psicologia já estuda a moda e como as pessoas se vestem a muito tempo, temos Jung, Da Vinci, Cormann, Hermam Lotze ,dr. William James, sitado por Karen como sua maior inspiração... e muitos outros.




James tinha profundo interesse pelos aspectos auto expressivos do processo de se vestir. Para ele as roupas constituem parte essencial do eu material e influenciam também o eu espiritual e o eu social. (WATSON, 2004). Sua perspectiva sobre o vestir foi influenciada pelo texto “Filosofia do Vestir” que faz parte da obra “Microcosmos” (1885) de Hermann Lotze.

Em sua obra Lotze defende que tudo que o homem coloca sobre seu corpo, cada elemento, se torna parte de si mesmo.  O look criado pelo seu modo de se vestir combina e é, dessa maneira, reflexo da sua essência.



A Psicologia da moda dedica-se a tratativa das cores, noções de beleza, estilo, imagem, formas e seus efeitos no comportamento e na mente humana. Dessa forma atua-se diretamente com as pessoas desenvolvendo sua percepção de si mesmas, seus comportamentos e hábitos em relação ao vestir e apresentar-se.



Quando li sobre o assunto tive a sensação de estarem falando sobre a consultoria de imagem com um nome mais bonito rsrs, e claro com a terapia inclusa.

De qualquer maneira fico muito feliz com a preocupação cada vez maior em SER , que mais trabalhos tragam cada vez mais ferramentas para o auto conhecimento, ajudando no aumento da auto estima, amor próprio e aceitação de si mesmo.


E você o que achou?





29 visualizações0 comentário

© 2017 I Vestindo Corpo & Alma I Todos os direitos reservados.